Desde o ano letivo passado que a Felisberta trabalha numa sala que organizámos para o efeito. É um espaço que ela adora, pois além do trabalho escolar, também tem os seus brinquedos.
Decidi, incluí-la, este ano, na organização. Ela adorou! Aliás ela adora participar na lida da casa, por isso arrumar os brinquedos e ajudar a mamã a colar as etiquetas foi divertido.
A sala está dividida em vários espaços: cantinho da leitura, secretária, zona do quadro e local de brinquedos.
Sou apologista de reciclar o quanto posso, por isso muito do que aparece na sala é reutilização de algo.
Secretária
Esta é a secretária da Felisberta. É feita de um tampo de cozinha (que sobrou da instalação da mesma) mais cavaletes comprados no Ikea. Com o peso do tampo a secretária não mexe, é estável e duradoura. Os copos, onde coloquei os materiais, são, na realidade, vasos. Comprei na Amazon, mas foi mais a vontade de plantar, do que a disponibilidade. Decidi, então, aproveitar e usá-los na sala dela.
Para mais informações sobre os materiais escolares clicar aqui.
Convém tapar o buraco por baixo dos vasos, caso contrário cairão sempre canetas, lápis etc.
Por cima da secretária temos a estante, onde arrumamos os outros materiais escolares.
E por cima da estante é o local de exposição dos trabalhos de arte da Felisberta.
Zona do quadro
Decidi aproveitar o quadro que comprei no Ikea há uns 2 anos para ela. Desmontei o mesmo e fixei na parede. Ao lado fica a estante onde guardo mais materiais, como canetas de quadro, apagador, outros brinquedos, etc.
Cantinho da leitura
O cantinho da leitura é feito de almofadas de um sofá da minha mãe, cuja estrutura deitámos fora. As almofadas estão ótimas e a minha filha adora aquele espaço. Diverte-se com os livros e com a tablete. Ao lado fica a caixa de livros: uma caixa comprada no Ikea, que também tinha aqui em casa há já um ano.
Brinquedos
Este móvel guarda muitos brinquedos, como legos, pista de carros, bonecos de madeira, etc. Por cima está a casa de bonecos.
O espaço do meio é livre para o que quiser fazer, como brincar com bolas, utilizar o espelho, circular, etc.
Por cima do cantinho da leitura fica a estante com os dossiers de trabalho e livros escolares.
É claro que para o ensino doméstico, uma sala exclusiva para o efeito não é necessária. No entanto, ajuda muito. Mantém tudo mais organizado e não “invade” a minha sala de estar :-).
Além do mais a criança sabe que aquele espaço é seu, para trabalhar e brincar. A sala funcionou muito bem no ano passado. Acredito que continuará a ser um espaço de muita alegria e aprendizagem. Ela gosta e isso é o que importa.
Deixe o seu comentário