Uma coisa que eu gostaria de ter aprendido desde que tive a minha primeira menstruação era como monitorizá-la. Principalmente porque era muito irregular. Eu fui das “sortudas” que tinha a menstruação irregular, dolorosa e com muito fluxo. Era horrível ter que faltar à escola, às vezes ao trabalho, porque a dor era insuportável e nenhum remédio ajudava.
Aos 13 anos comcei a tomar a pílula para ajudar a regulá-la, mas as dores e o fluxo continuaram iguais. Tudo o que os médicos diziam era que “depois do 1º parto tudo melhora.”
Sendo adolescente essa informação não ajudou muito, pois, de acordo com os meus planos, eu não seria mãe antes dos meus 30 anos. Tinha muitos planos para a minha vida antes da maternidade. Teria que me contentar com a pílula.
Bom, aos 34 anos tornei-me mãe. E os médicos tinham razão. Tudo relacionado com a menstruação melhorou. Sem dores, muito menos fluxo e regular. Nem conseguia acreditar. Bendita filhota 🙂.
Isso encorajou-me a monitorizar a minha menstruação, de forma a ver o quão regular ela se tornara. E sim, está regular. Como um relógio.
É importante para nós, mulheres, conhecermos o nosso ciclo menstrual – ajuda-nos a ficar saudáveis, aprender mais sobre o nosso corpo e a estar alerta quando algo possa estar errado.
Decidi partilhar convosco este monitor de menstrual gratuitamente. Poderá anotar a intensidade da dor, fluxo, nível de stress, sintomas, para cada mês. Imprima o número de páginas que achar necessário ou use-o no formato digital. É um ficheiro PDF.
Deixe o seu comentário