No dia 31 de outubro celebra-se o Halloween (Dia das Bruxas, em português).
Provém dos festivais celtas chamados Samhain, que marcavam a passagem de ano e o fim do verão. Acendendo fogueiras, lanternas e tochas, os celtas acreditavam conseguir afastar os mortos que regressavam, no início do inverno, para os assombrar e amaldiçoar.
No século VIII, a Igreja Católica designou o dia 1 de novembro como o Dia de Todos os Santos, incorporando algumas tradições do Samhain, e a véspera passou a ser conhecida como “Hallows Eve” (Véspera Sagrada) e, mais tarde, Halloween.
Com o passar do tempo, Halloween tornou um dia de festividades, com atividades como Doce ou Travessuras, a utilização de máscaras, festas, etc.
Apesar de ser uma tradição anglo-saxónica, em várias partes do mundo comemora-se o Dia das Bruxas, e Portugal não é exceção.
Qual não foi o meu espanto, quando regressei a Portugal, em 2016, ao aperceber-me de que a creche da minha filha celebrava o Halloween, como, aliás muitas outras. Os pequeninos mascaram-se e passeiam pelo bairro da creche, entrando em alguns estabelecimentos comerciais, recolhendo doces. Escusado será dizer que no jardim de infância não fora muito diferente. Fiquei maravilhada!
Mais admirada fiquei quando os miúdos do bairro vieram à minha porta fazer o mesmo. Fui tão apanhada de surpresa que lhes disse que teria de ficar para o ano seguinte, pois não tinha doces para distribuir. As caras de deceção dos coitadinhos… Nos anos seguintes cumpri e até hoje, nos dia 31 de outubro há doces cá em casa para distribuir. Contudo, alguns ficarão surpreendidos este ano, pois só receberá doces quem estiver mascarado. No ano passado a preguiça estava à vista…
Apesar de por trás desta tradição estar um tema sombrio, as crianças adoram esta festividade. Vestem máscaras assustadoras, pregam partidas, quase todos os desenhos animados e séries televisivas têm episódios relacionados com o tema, enfim. Há todo um investimento de vária ordem por parte das entidades comerciais e, claro, dos pais. Que remédio!
Claro que por parte dos professores não poderia ser diferente. Ao longo dos 10 anos de trabalho em Londres, pude observar a dedicação dos professores britânicos no tocante às datas comemorativas. Não se limitam a fazer alguns trabalhos na sala de aula relacionados com o tema. Vai muito além disso. As decorações na escola parecem autênticas obras de arte, há um esforço fora de série. Falo do pátio da escola, do hall de entrada, corredores, sala da diretora, todas as salas, semana inteira de atividades relacionadas com o tema. E se acrescentarmos a isso o Harry Potter, que faz parte do plano nacional de leitura inglês, temos o pacote completo. É simplesmente fantástico!
No Bertinha.com também decidimos incluir a semana do Dia das Bruxas. E porque sabemos que aqui em Portugal também se celebra, em algumas escolas, esta data, disponibilizámos gratuitamente os seguintes materiais:
- Cartazes;
- Fichas de informação;
- Palavras cruzadas;
- Sopa de letras;
- Livro interativo;
- Jogo bingo;
- Jogo Quem sou eu? O que é? – Slide show
- Livro de atividades
- Livro para colorir.
Palavras cruzadas e sopa de letras serviriam de consolidação divertida do conhecimento adquirido.
O jogo bingo é um clássico que dispensa explicação. Contudo, os alunos podem jogar individualmente, aos pares, ou em grupos de 3 ou 4. Para tornar o jogo do bingo mais divertido, o professor pode acrescentar uns “botões de resposta” que o grupo aciona assim que completar o cartão. Eu utilizei muito com os meus alunos, para vários jogos, e eles adoram.
Deixo aqui o link: Botões de Resposta
Os livros de pintura e de atividades irão entreter muito as crianças. Estes livros incluem imagens para colorir, grafismo, ponto a ponto, entre outras atividades.
Desejo a todos uma boa semana cheia de muitos doces e poucas travessuras.
Feliz Dia das Bruxas!
Happy Halloween!

Este artigo contém alguns links afiliados.
Leave A Comment