⭐️ CONTROLO DAS EMOÇÕES
Todos nós já tivemos situações que nos tiraram do sério. Exaltámo-nos, dissemos coisas duras, insultuosas, com o objetivo de magoar aqueles que nos causaram a ira.
Quando dizemos, no momento da raiva, a alguém palavras que magoam essa pessoa, estamos a marcá-la para sempre, de forma negativa, seja porque ela passa a ver-nos de maneira diferente, seja porque ficou muito magoada, e, dependendo do que que dissemos, podemos estar a causar complexos e traumas.
Ora, como controlar as nossas emoções?
O primeiro passo a dar é parar e refletir sobre o que está a acontecer. Nunca agir de “cabeça quente”. Devemos, sempre que possível, dormir sobre o assunto, deixar passar algum tempo antes de tomar alguma decisão, ou mesmo, de responder. Normalmente, a decisão do dia seguinte (ou de horas depois) é diferente daquela que tomaríamos na altura em que a emoção estava à flor da pele. Ou, se ainda for a mesma, saberemos, portanto, que é a correta.
Ao longo da minha vida, cometi vários erros, no tocante ao descontrolo emocional. Tendo sido “explosiva” quando mais nova, devido ao meu “querido” caráter forte, arrependi-me vezes sem conta de dizer o que me vinha à mente, no momento.
Hoje, não cometo mais esse erro. Por mais que me apeteça responder na altura, faço um esforço para me conter. É muito difícil, sobretudo quando sabemos que temos razão. Mas o problema é que perdemos essa mesma razão, quando nos descontrolamos.
E isso aplica-se em todas as áreas da nossa vida: da pessoal à profissional:
🤨 imaginem se discutimos com o nosso superior hierárquico? Perdemos o emprego;
🤨 ou se respondemos rispidamente a um amigo? Lá se foi a amizade (ou nunca mais será a mesma);
🤨 ou se discutimos com um funcionário de serviços administrativos? No mínimo, o nosso processo atrasa-se.
Enfim, são inúmeras as situações que nos surgem, ao longo do dia, que têm a capacidade de nos causar descontrolo emocional.
A solução passa por tentar adiar a decisão o máximo que pudermos, permitindo-nos acalmar. Caso o tempo não esteja do nosso lado, será sempre melhor falar o mínimo possível, de forma a evitar arrependermo-nos mais tarde.
🍷 E hoje é sábado! Dia do meu ME TIME! Bem merecido depois de 1 hora de Body Step. 😁
Após a 2ª temporada dos “Anéis do Poder”, decidi voltar aos filmes. Este vi há mais de 20 anos, no cinema, e adorei.
É o “Gladiador”, com Russell Crowe.
A bebida de hoje será o vinho do Porto, da maravilhosa Dona Antónia. 😁😋
Boa noite! 💋
Leave A Comment