O nome Suzike dá sempre o que falar, quando chego a algum local. Uns tentam disfarçar o não entenderem, outros pedem para repetir, e outros aventuraram-se e erram… as versões que já ouvi… 🤭 Acho graça à situação, corrijo e “vida que segue”. Hehehehe! É uma vida inteira a conviver com esse nome e o seu impacto nas minhas interações sociais. 😁
O criativo da família foi o meu pai, que decidiu que queria deixar um marco com um nome diferente para a filha 🙄. Quem pode achar que o nome de uma marca de mota seria boa ideia?
Preparados para o plot twist? Suzuki é o nome do dono da marca. E existem algumas Suzikes pelo mundo. Não é original. Descobri isso há 2 anos 😊.
No entanto, a minha adolescência foi um tanto marcada pelos enganos dos professores ao fazerem a chamada, os colegas a rirem, e eu à procura de um buraco para enfiar a minha cabeça 😁. Por mais que os meus pais me explicassem que os errados eram eles, como se convence a uma adolescente que ela deve ignorar algo que a envergonha tanto? Eu estava decidida a mudar o meu nome assim que chegasse aos 18 anos!
Mas o tempo passou, e fui analisando o comportamento dos adultos e não dos adolescentes. As pessoas genuinamente não conheciam o nome e o engano era normal. Durante toda a minha vida viajei para Paris de férias e lá nunca se enganaram a dizer o meu nome. Quando dei aulas em Londres o mesmo aconteceu. Pelo contrário, havia uma preocupação por parte das pessoas em 1º saber como se pronunciava o meu nome. Mais tarde percebi que, sendo estas 2 cidades tão cosmopolitas, era normal que estivessem habituados a nomes oriundos de diferentes culturas.
Em 2016, quando regressei definitivamente a Lisboa, pude verificar isso também. Já há uma preocupação em pronunciar bem o nome da pessoa, ou quando erram, pedem desculpas e corrigem.
Porém, eu compreendo perfeitamente. Sempre que vou a google e escrevo Suzike (por causa do meu blog), este dá-me sempre este resultado: “A apresentar resultados para suzuki. Em vez disso, pesquisar por suzike”. 🙄
Se até uma máquina tão sofisticada como o Google tem dificuldades em aceitar o “i” no meu nome, imagino o ser humano 😂!
Contudo, adolescentes serão sempre adolescentes, e aos meus alunos começo logo por dizer: a professora chama-se Suzike e não Suzuki. E não precisam inventar, como já ouvi por aí: Suzaike 🙄😄.
O meu nome, assim como eu, é único. Aposto que são poucos os colegas e professores (e mesmo alunos) que não se recordam da Suzike. Adoro esta singularidade 😊.
Com a maturidade, a minha vontade de mudar o nome transformou-se num verdadeiro orgulho do mesmo, ao ponto de eu criar um blog intitulado BYSUZIKE.COM.
Hoje assumo o meu nome e amo-o verdadeiramente! O meu pai delira sempre que lhe digo isso 😊. Além de Suzike, chamam-me Suzi ou Su (são 3 as pessoas que me chamam de Su, e eu simplesmente adoro! 🥰). Não trocaria Suzike por nenhum outro nome. ❤️
Ora, hoje é sábado, logo: “Me Time”!
Hoje vou continuar com a saga do filme Alien 👽! Filme 2 – “Aliens”. Adorei o primeiro.
E, claro, vou acompanhar, desta vez, com o licor Baileys!!! 😎
BOA NOITE! ❤️
Deixe o seu comentário