Desde que iniciei a minha jornada de desenvolvimento pessoal que privilegio muito o positivismo. A vida já é tão pesada. Se não tentamos ser positivos seremos infelizes. E viver assim é muito triste.
Tenho adotado certos princípios que me têm ajudado imenso neste meu novo caminho.
Se gosto digo!
Já passei por tanta coisa nesta vida, e acredito que mais ainda está por vir (positivo espero) que decidi focar-me mais no que de bom a vida e as pessoas têm.
Aprendi com aqueles que melhor sabem interpretar a vida: os meus alunos. As crianças ainda têm inocência e deixam bem claro quando gostam ou não de algo.
Os meus alunos sempre demonstraram o quanto gostavam de mim (ou não…😁), de formas que até a mim me surpreendiam. Até os mais tímidos encontravam formas de mostrar à professora o quanto gostavam dela. Eu ficava sempre muito tocada com gestos de carinho que recebia dos alunos e dos pais dos mesmos. Até refeições me ofereceram. Eu fico muito sensibilizada com estes gestos e acho que estas pessoas nunca se aperceberam do quanto positivamente realmente me marcaram.
São gestos que fazem bem, que nos emocionam e nos incentivam a fazer mais e melhor. Todos gostamos de saber que estamos a fazer um bom trabalho. Não custa mesmo nada dizer: “Gostei muito do seu trabalho.” Não se paga mais imposto por isso, minha gente 😁!
Sorrir!
Aprendi com o meu pai que um sorriso faz milagres. Ele é uma pessoa muito bem disposta e sempre animou os locais e as pessoas por onde passou.
Dar um sorriso, ser simpática, tornou-se meu princípio de vida.
Eu apercebo-me que certas pessoas ficam surpreendidas com a minha maneira de ser. Surpreendem-se com o meu sorriso e simpatia. Porque não? Se estou feliz, devo e vou exprimi-lo. Se, por ventura, eu marcar a vida de alguém, que seja porque estou sorridente e não porque estou trombuda 😁 .
Se não tenho nada de positivo para dizer guardo para mim!
O espírito crítico que os meus pais desenvolveram em mim despoletaram um caráter bem forte, que até hoje se mantém. No entanto, com a maturidade, aprendi que o confronto pouco ou nada acrescenta à nossa vida.
Outra filosofia de vida que aprendi foi: se eu não tenho nada de positivo para dizer, guardo para mim. Não trará nada de benéfico criticar se a pessoa não está preparada para ouvir. E normalmente, nós não gostamos de ouvir críticas. Quando me criticam, adotei o sistema de ouvir, calar, refletir e só depois reagir.
Estamos sempre a aprender e as críticas, desde que construtivas são sempre bem-vindas.
Lidar com as pessoas como elas são!
Aprendi também a lidar com as pessoas como elas são. Somos todos diferentes, com vivências diferentes e educação diferente. Cada um reage de acordo com a sua experiência de vida. Desde que nascemos que somos influenciados por vários fatores, e isso molda o nosso caráter. Convém saber lidar com essa diferença e deixar as pessoas serem quem elas são.
Eu não discuto!
Eu não discuto. Simplesmente retiro-me do cenário. Conversa sim. Discussão não acrescenta nada de bom a um relacionamento, seja de que natureza for.
Considero discutir um gasto desnecessário de energia. As energias negativas que criam em nós só nos fazem mal.
Para aqueles que têm forças para isso, desejo boa sorte. Eu já não tenho paciência. Calo-me e fico a observar, até que a outra pessoa se acalme e aviso que foi a 1ª e última vez. As pessoas maduras conversam. Se não há interesse em conversar, não vale a pena. Somos adultos ou não?
Eu agradeço!
Agradeço todos os dias estar viva e com saúde. É uma benção que muitos procuram.
Tento focar-me nos momentos bons e ser positiva com as pessoas que cruzam a minha realidade.
Não custa dar um sorriso.
Não custa ser simpático.
Não custa deixar o outro saber o quão positivamente teve impacto na nossa vida.
Não custa o outro saber que faz um bom trabalho.
Não custa dizer “gosto de ti”, “amo-te”, “perdoa-me”, “vamos conversar”. Perdemos muito tempo e quando acordarmos poderá ser tarde. Para muitos tem sido tarde.
Vamos apreciar aqueles que estão ao nosso redor. Vamos agradecer o bem que nos fazem.
Vamos ser felizes! ❤️
Ora, hoje é sábado, logo: “Me Time”!
Hoje vou começar a saga do filme Alien 👽!
E, claro, vou acompanhar, desta vez, com o Sr. Beirão!! Adoro este licor!
Será que vou ficar só no 1º filme ou assistirei o 2º? O Sr. Beirão é que decidirá…😁
BOA NOITE! ❤️
Leave A Comment