Aprender sobre as estações do ano ensina às crianças a passagem do tempo e as suas mudanças. Enquanto que algumas são óbvias, como as da meteorologia, outras são subtis. Falo, por exemplo, de certos alimentos que só estão disponíveis em certas alturas do ano.
Em Portugal as 4 estações são bem notórias e, apesar das alterações climáticas, ainda as conseguimos distinguir bem.

Iremos estrear o quadro com o Outono. Nesta estação temos as folhas das árvores que mudam de cor e caem, a temperatura que baixa e a necessidade de vestir um casaco, começa a chover com mais frequência, surgem em maior quantidade certos alimentos, como as castanhas, e a maior parte das pessoas regressa ao trabalho e às escolas.

Além das mudanças no tempo, as celebrações também marcam as estações do ano. De setembro a dezembro, geralmente as crianças nas escolas celebram o Halloween (Dia das Bruxas) e a lenda de São Martinho, entre outras.

O quadro terá uma árvore que verá a sua folhagem alterar-se ao longo do ano, assim como a meteorologia e alguns animais.

Exemplo de algumas atividades que fizemos:

♣ Apanhar folhas no quintal

Nada mais divertido que ir ao quintal (ainda com sol 😊), procurar algumas folhas do nosso abacateiro, brincar com as folhas e colocar algumas na caixa.

♣ Colar as folhas em papel

Agora tivemos de selecionar as que estavam em melhor estado para poder colar. Usámos uma cola de batom, mas acho que uma líquida poderá funcionar melhor.

♣ Pintar com guache as folhas



♣ Pintar com guache as folhas e carimbar numa folha de papel

Esta atividade foi muito divertida e super bagunçada. Além das folhas a mesa também foi presenteada com tinta. 😁

♣ Também com guache e esponja completar uma árvore.

Aqui utilizamos acessórios de pintura, a esponja. Muito útil e divertido. Desenhei um tronco de árvore e depois completámos as duas com a pintura.

Vantagens das atividades com folhas das árvores:

Ao longo deste processo a criança pode brincar com as folhas, permitindo, assim,  determinar a textura, a pressão e dor. Nós interpretamos o mundo com as mãos, os pés, a pele. A criança pode sentir várias texturas, passando pela suave, áspera e crocante. Ao apanhar as folhas, ela testa a sua habilidade, verificando a força que precisa fazer para as apanhar, sem danificar.
Adicionando a isso, com o colar as folhas no local correto, pintar, carimbar, a motricidade fina é bem trabalhada, o que é importante para a escrita e muito mais.