Todos os anos o Responsável Educativo tem de entregar, à escola de matrícula, um portefólio que contém os trabalhos que o aluno fez ao longo do ano letivo.

Normalmente, é no fim do ano. Ora, a minha experiência, na área da educação, ensinou-me que se fizermos o trabalho aos poucos, custa menos do que fazer todo de uma vez. Sobretudo porque são tantos os dados a registar que é preferível ir organizando.

No ano passado, fui atualizando o portefólio da minha filha trimestralmente. Este ano decidi utilizar outra estratégia. Semanalmente será mais conveniente. Apesar do trabalho mais frequente, será menos doloroso com o passar do tempo.

Eu considero um portefólio digital a melhor solução. Facilita todo o processo de envio para a escola e o registo fica para sempre, se assim se pretender.



Que ferramentas utilizarei?

  1. Um dossier A4;
  2. Uma capa A1;
  3. A aplicação Microsoft OneNote.

Dossier A4

A minha filha vai para o 2º ano de escolaridade. Decidi não comprar os manuais escolhidos pela escola. Iremos, então, utilizar a Escola Virtual, da Porto Editora. É sempre melhor ter acesso a diferentes manuais, podendo, deste modo, ter a liberdade de escolher atividades de várias fontes.

Criei um separador para cada disciplina e, consoante as atividades, imprimo e ela executa. Quando finalizado o trabalho, tiro uma fotografia e envio para a etapa seguinte – o OneNote.

Deixo disponível para download as versões em Word e PDF das capas do Portfólio para quem quiser utilizar.

Visitar

Descubra também outros downloads GRATUITOS.

Visitar

Nota: comprei este dossier na Amazon. É muito prático, grande o suficiente e com local próprio para a identificação (capa frontal e lateral).

Deixo aqui o link para quem estiver interessado:

https://amzn.to/3ADhppA



Capa

Esta capa utilizei no ano passado. Com cartolina, elaborei-a, coloquei a foto da minha filha e intitulei “A Minha Arte”.

Os trabalhos das artes visuais que não couberem no Dossier A4 irão para esta capa. Mais uma vez, quando finalizada a atividade, tiro uma foto e envio para o OneNote.

Microsoft OneNote

Esta ferramenta é muito versátil! Descobri o OneNote quando dei aulas à distância numa escola pública. A escola usava o sistema Moodle e os alunos achavam-no limitado. Em conversa com um colega, este mencionou o OneNote, uma vez que a escola tinha contrato com a Microsoft. Decidi, então, pesquisar e conhecer um pouco mais esta aplicação.

E que maravilha de ferramenta! Os alunos adoraram, pois é colorida e as possibilidades são infinitas.
No OneNote podemos criar separadores das disciplinas e não só. Podemos incluir fotos, vídeos, PDFs, etc.
O OneNote pode ser utilizado no computador, na tablete e no telefone. É de fácil acesso e uso. E o melhor de tudo: é gratuito!!!



Estas serão as minhas ferramentas para este ano letivo. Acredito que, juntamente com a Agenda do Ensino Doméstico 2022/2023, a gestão do ano letivo será mais fácil.