Brevemente será o início do novo ano letivo. Por isso, é hora de nos organizarmos.
Para além da Agenda do Ensino Doméstico, vamos precisar de outra ferramenta importante: o Portefólio. É através dele que a escola irá avaliar o trabalho do aluno ao longo do ano.
No ano passado, usei o portefólio digital e físico. Os dossiers foram utilizados para armazenar as fichas de trabalho, e o digital foi usado para organizar tudo e enviar para a escola. Precisámos de 3 dossiers, mais uma capa grande para guardar os trabalhos de Artes Visuais.
Organizo os meus portefólios da seguinte maneira:
No dossier temos:
- Informação do aluno
- Informação da escola
- Calendário
- Disciplinas
- Avaliação
Para os trabalhos de Artes Visuais, fiz uma capa grande para os guardar. Funcionou muito bem no ano passado.
Algumas escolas querem ver todos os trabalhos que o aluno faz. Outras preferem ver somente alguns exemplares. É, portanto, importante guardar todos os trabalhos e tirar uma foto de cada um. Sejam feitos nos manuais ou em fichas de trabalho, deve-se registar tudo. Mesmo porque nunca se sabe o que o professor tutor vai solicitar, e também porque se algo acontecer ao trabalho físico, existe uma versão digital.
É sempre preferível tirar fotos com frequência, todas as semanas, ou de duas em duas semanas. Caso contrário, o trabalho acumula-se, tornando mais difícil ter tudo em dia. O tempo passa muito rápido, e sem nos apercebermos o trimestre ou semestre acaba e ainda temos imensos registos para fazer. Digo isso, porque já aconteceu comigo e não foi nada divertido.
Leave A Comment