Dois anos de ensino doméstico e a experiência é cada vez melhor. Aprendi imenso, adaptando-me aos vários desafios e surpresas diários.

Se anteriormente eu valorizava a utilização de agendas, agora ainda mais. Estar organizada é a chave.

Contudo, encontrar uma agenda que se coadunasse com o ensino doméstico foi difícil. Por isso, decidi criar uma.

Esta “Agenda do Ensino Doméstico” oferece flexibilidade, permitindo a planificação anual, mensal e semanal. Inclui uma visão geral da semana, com uma lista de tarefas e notas. E, claro, contém registos dos alunos – até um total de 5. É uma boa agenda, tanto para pais que têm os seus filhos no ensino doméstico, como para um professor do ensino individual (sistema de ensino doméstico em Portugal).

Poderá comprar a agenda na amazon.es, nas seguintes versões:

  • em Português ou Inglês.



A agenda contém

Contém:

  1. Informação do Responsável Educativo;
  2. Plano Anual – com calendários de 2023 e 2024;
  3. Plano Mensal – de setembro de 2023 a julho de 2024;
  4. Plano semanal, com lista de tarefas – de setembro de 2023 a julho de 2024;
  5. Registo dos alunos: lista de alunos (até 5 alunos), informação do aluno, horário semanal do aluno, contactos importantes, registo de presenças, avaliação, avaliação final de ano, registo de leitura, plano de visitas de estudo;
  6. Reuniões (planificação e registo)
  7. Contactos;
  8. Palavras-passe;
  9. Notas.

Como utilizar a Agenda do Ensino Doméstico

1. Esta agenda pertence a…

Neste espaço o responsável educativo preenche os seus dados pessoais, assim como o seu horário semanal.

2. Plano Anual – com calendário de 2023 e 2024

Com o plano anual consegue ter uma visão geral do ano e preparar as atividades.

3. Calendários mensais – de setembro de 2023 a julho de 2024

Nestas páginas poderá anotar os feriados, o calendário escolar e outras datas que considerar importantes, durante o ano letivo.

4. Plano semanal, com lista de tarefas – de setembro de 2023 a julho de 2024

Nesta secção poderá organizar a a sua semana, tendo uma visão geral da semana, e anotar as tarefas importantes. Poderá também escrever notas no final da página.

Por fim, encontrará também no topo da página, o calendário mensal, onde poderá ver assinalada a semana em que se  encontra.

5. Registo dos alunos: lista de alunos (até 5 alunos – máximo legal permitido por responsável educativo ou profess0r do ensino individual), dados do aluno, horário semanal, contactos importantes, registo de presenças

Esta secção é muito importante. Registar os trabalhos dos alunos é vital para termos elementos de avaliação. Esta agenda pode ser usada para até 5 alunos. Isto porque poderá ser um pai/mãe que tenha mais que um filho, ou um professor do ensino individual que tenha mais que um aluno.

6. Reuniões (planificação e registo)

As reuniões são essenciais para se decidir e monitorizar o percurso do aluno ao longo do ano letivo. É, por isso, importante ter um local onde possam ser planeadas e registadas.

Nesta agenda temos um local com o plano da reunião, onde escrevemos a data, tempo, local, assunto e participantes. Na caixa de registo, escrevemos a data, assunto e o conteúdo da reunião.

7. 8. 9. Contactos, Palavras-passe, Notas

Estas três secções são

These three sections are pretty autoexplicativas. Poderá escrever os contactos que considerar importantes, as palavras-passe de websites, assim como anotar informações que considerar relevantes.



Esta agenda foi elaborada com base na minha experiência como responsável educativa e professora. Tentei conciliar estes dois mundos e criar algo que me fosse útil ao longo do ano letivo.

Fiquei muito feliz com o resultado e considero-a perfeita para a organização deste ano.

N ano passado ela foi-me muito útil. Adoro esta agenda e tenho a certeza de que, quem a experimentar, verá como o seu ano letivo, como responsável educativo, será muito mais prático.