Estando a Felisberta no Ensino Doméstico, decidi dedicar um espaço para esse efeito – a sua sala de estudo. A Felisberta tem a sua sala, com todos os materiais que precisa para trabalhar, permitindo, assim, que entenda que quando é altura de trabalhar entramos na sala, fechamos a porta e concentramo-nos no que temos de fazer.

Dica: Aprendi com a minha mãe (que era professora de 1º ciclo) – coloquei na porta um sinal visual. Quando está verde ela pode sair. Quando está vermelho não. Ela já sabe. 😊

No entanto, esta também é uma sala que contém os muitos dos seus brinquedos, espaço para relaxar e divertir.

Convém também realçar que, no Ensino Doméstico, a aprendizagem não se dá somente na sala de estudo. Ela aprende em todas as outras áreas da casa, assim como fora dela. É um processo de aprendizagem constante e contínuo. As crianças são como esponjas e todos os momentos são bons para adquirirem conhecimentos.

A sala está organizada em 6 espaços: o Cantinho da Leitura, a secretária, a arrumação dos brinquedos, o armário dos materiais, o tapete central e o quadro e os espaços de exposição.



O Cantinho da Leitura

A Felisberta adora este espaço. Seja pelo “sofá”, seja pelos livros que ela adora explorar, este cantinho é um sucesso.

Aqui ela tem o momento de leitura, em que a babysitter ou eu lemos-lhe uma história, ou ela mesma gosta de ir buscar um livro e explorá-lo.

Como podem ver na foto, a Felisberta adormeceu com o livro ao colo. Adoro! 🥰

Secretária

É aqui que fazemos os trabalhos escolares, mas também brincadeiras.

Por exemplo, ela adora fazer os seus puzzles na mesa.

Por cima da secretária instalei 2 estantes com os materiais que ela usa para os trabalhos escolares. Tudo fica à mão, fácil de aceder, sem quebrar a concentração.

Ainda, em cima das estantes está o Portfolio das Artes Visuais, onde guardamos os trabalhos desta disciplina. Alguns trabalhos ficam expostos durante algum tempo, e depois colocados nesta capa, outros vão diretamente para a capa (Portfolio).

Arrumação de brinquedos

Nesta estante coloco os brinquedos que ela tem usado com maior frequência. Estão à mão e sempre que ela quiser é só ir buscar.

E, claro, reforçamos a importância de brincar e, no fim, arrumar. Ela já sabe. Mas, como qualquer criança, ela bem tenta de vez em quando não arrumar. Quando vê que nós não arrumamos e que tem de ser ela a fazê-lo, não tem remédio e arruma. E isso é logo de seguida. Não passamos a mais nada enquanto não estiver tudo arrumado. Tem corrido muito bem. 😊



Arrumação dos materiais

Neste armário arrumamos os materiais escolares que não estão na estante da secretária, assim como dossiers, outros brinquedos, etc. Enfim, todos os restantes materiais que não são de uso frequente.

Tapete central e o quadro

A Felisberta também gosta muito do tapete. É onde ela brinca muito, deita-se, senta, enfim. Ela adora o espaço.

O quadro é utilizado para trabalhar, e vai circulando pela sala, conforme necessidade.

Espaços de Exposição

Sendo uma sala de estudo, as informações visuais são importantes. Temos 3 quadros de exposição:

  • o quadro da Estação do Ano;
  • o quadro dos temas em aprendizagem (agora é o vocabulário de Natal);
  • o quadro de exposição de trabalhos da Felisberta. Está em constante alteração.



Quero deixar bem claro que, para o Ensino Doméstico, ter uma sala de estudo não é obrigatório.

No entanto, quem tiver possibilidade poderia considerar esta opção.

Para nós funciona lindamente. A Felisberta tem o seu local de trabalho escolar, que, de certa forma, replica uma sala de aula. Ela entende que, assim como a mamã tem o seu espaço de trabalho (escritório), ela também tem o seu.